As micro e pequenas empresas apresentam um conjunto de debilidades que torna difícil a sua capacidade de reacção às alterações da envolvente competitiva que se apresenta. Normalmente dotadas de menos recursos, com capacidade de interacção, alcance e negociação com o mercado mais limitada acrescida de algumas limitações dos seus Recursos Humanos tornam-nas especialmente vulneráveis.
Porém, é reconhecida a sua importância como criadoras de emprego. A sua dimensão, não obstante poder limitar, também lhe confere mais agilidade e capacidade de resposta face a outras organizações de maior dimensão. Por outro lado, contribuírem para o desenvolvimento sócio-económico das regiões em especial das do interior.
Reconhecidos os problemas importa apresentar soluções adaptadas e que tenham em consideração o contexto em que se actua. A presente proposta, dirigida ao sector dos produtos tradicionais parte da constatação da realidade e propõe uma abordagem diferente e inovadora, orientada para a prática e para a aplicação concreta na realidade, ao mesmo tempo que aborda a componente formativa dos intervenientes, dotando-os de conhecimentos que lhes permitam um desenvolvimento mais profundo no futuro.
Pretende-se com o INOVACT, apoiar as empresas na identificação e dinamização de alternativas de criação de valor acrescentado para o mercado de produtos tradicionais, através da criação e melhoria dos produtos e serviços oferecidos, através das quatro sessões formação:
Sessões:
1. Check-Up ao negócio:
a. O meu negócio: Qual, como, onde e porquê?
Esta sessão visa criar um espaço de debate e reflexão individual, levando os participantes a reflectir sobre as suas actividades e despertando o interesse e a motivação para iniciar um processo de mudança.
2. Novos Caminhos:
a. Criatividade, Inovação & Valor
b. Criar o futuro
Esta sessão orientar-se-á para a utilização de ferramentas de criatividade e para a exploração de conceitos de inovação, procurando estimular a aplicação dos mesmos à realidade dos participantes. Especial destaque será dado à análise de “dogmas” do sector e outros factores bloqueadores e impeditivos de inovação.
3. A era da “Imagem”
a. Criar e transmitir o valor
b. Repensar a “Imagem” (o mercado, o produto, a distribuição e a comunicação)
Procurar-se-á abordar as principais ferramentas ao dispor das empresas para operacionalizar as suas decisões de interacção com o mercado. Dado o carácter eminentemente prático que se procura, a abordagem das ferramentas (em especial do marketing) será sempre numa lógica de aplicação concreta.
4. Aplicar e agir:
Como corolário da acção procurar-se-á apoiar os participantes a estruturarem um plano de acção, com objectivos, actividades e prazos definidos com vista a transportar para a sua realidade e incentivar à aplicação das abordagens efectuadas.
Local e Calendarização (4,7,11 e 14 de Junho):
· Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco
Check-Up ao negócio: Quarta-feira, das 17h às 20h, no dia 4 de Junho
Novos Caminhos: Sábado, das 9h30 às 13h, no dia 7 de Junho
A era da “Imagem”: Quarta-feira, das 17h às 20h, no dia 11 de Junho
Aplicar e agir: Sábado, das 9h30 às 13h, no dia 14 de Junho
As Inscrições são limitadas a 20 participantes, com o custo de 150 € - 4 Sessões (130 € para sócios), 50 € - Sessão Única , para mais INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES, contactar nº 967 851 237 ou Enviar dados (Nome/Contacto/Profissão/Idade/E-mail) para: ecogerminar@gmail.com
Pagamentos Efectuados através de Transferência Bancária para o NIB: 0035 0223 0000 1959 6306 8 CGD ou Cheque para Qt. Pires Marques L232 4.º Dto. 6000-411 Castelo Branco (solicitamos envio de comprovativo de pagamento por e-mail ou c.t.t.)
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